A ciência como uma vela no escuro (Carl Sagan)

Nos séculos 18 e 19, as mentes de brilhantes pessoas transformaram o mundo que conhecemos. O mundo saia do antropocentrismo e misticismo para iniciar uma nova era baseada no método científico. O antropocentrismo recebeu três derradeiros golpes, o primeiro dado por Newton (que provou que não estamos no centro do universo), o segundo dado por Darwin (que provou que não somo criados por Deus e que somos como qualquer outro animal) e o último dado por Freud (que desmascarou nosso egocentrismo). Mesmo assim, muitos humanos preferem negar a ciência, os fatos e o método científico, para se agarrar ao misticismo, pseudociência e a fé religiosa. Este blog tem como objetivo, divulgar a ciência, falar sobre ateísmo e religião e instigar o senso crítico. Aqui a ciência será colocada como uma vela que foi acesa com o objetivo de afastar a escuridão.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Evolução das Baleias


Este texto e o diagrama, chamado de evograma, eu peguei do site Undertanding Evolution. Aqui são demonstradas as evidencias que nos ajuda a construir as etapas que contam a história de como as baleias surgiram, a cerca de 50 milhões anos atrás.

A primeira coisa a notar é que hipopótamos são os parentes vivos mais próximos das baleias, mas eles não são os ancestrais das baleias (assim como chipanzés são os parentes mais próximos dos humanos, mas não são nossos ancestrais). Na verdade, até onde sabemos, nenhum dos animais individuais no evograma é o ancestral direto de qualquer outro. É por isso que cada um deles recebe o seu próprio ramo na árvore genealógica.




Hipopótamos são grandes e aquáticos, como baleias, mas os dois grupos desenvolveram esses recursos separadamente um do outro. Sabemos isso porque os parentes antigos de hipopótamos chamados anthracotheres (não mostrado aqui) não eram grandes ou aquáticos. Nem os parentes antigos de baleias que você vê retratado nesta árvore - como Pakicetus. Hipopótamos provavelmente evoluíram a partir de um grupo de anthracotheres cerca de 15 milhões de anos atrás, as primeiras baleias evoluíram mais de 50 milhões de anos atrás, e o ancestral de ambos os grupos era terrestre.

As primeiras baleias, como Pakicetus, eram animais terrestres típicos. Eles tinham crânios longos e grandes dentes carnívoros. Vistos assim, eles não parecem muito com as baleias. No entanto, seus crânios - principalmente na região da orelha, que é cercada por uma parede óssea - se assemelham bastante aos de baleias vivas e são diferentes dos de qualquer outro mamífero. Muitas vezes, características aparentemente simples, fornecem provas cruciais para vincular animais, que são altamente especializados para seu estilo de vida (como as baleias), com seus parentes de aparência menos extremada.

Futuramente falarei mais sobre a evolução das baleias, postando o resto do texto e novas figuras. Enquanto isso, meus amigos que trabalham com baleias, podem me ajudar verificando se está tudo certo aqui.

Abraços

(Texto e figuras originais de Understanding Evolution: http://evolution.berkeley.edu/evolibrary/article/evograms_03)

7 comentários:

  1. Apropo, traduzi um texto de Thewissen et al. sobre evolução das baleias:
    https://docs.google.com/document/d/1PcjWR0fdXQQqS9W-0Tte2tm-ejDE1AwCZKsUIUjtWKk/
    -------------

    []s,

    Roberto Takata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc pretende publicá-lo no GR ou em algum lugar, tipo o evolucionismo.org? :)

      [ ]s

      Excluir
    2. Interessante. Atualmente estou com pouquíssimo tempo para ler, mas darei uma olhada em breve.

      Excluir
  2. Olá Leonardo Koerich, tenho um blog também de divulgação científica, que se chama ENDEREÇO DA CIÊNCIA http://enderecodaciencia.blogspot.com.br/ acessando o seu blog através do link que vi no facebook achei interessante, apesar de você estar começando agora na blogosfera mas vejo um momento oportuno para a gente selar uma parceria (intercâmbio) entre os blogs, seria uma troca de links ou banners (como desejar) que seria inserido no meu e no seu blog isso dar mais visibilidade tanto pro meu quanto para o seu blog o meu blog tem 50000 (cinquenta mil) pageviews (visitas) e uma média de 3000 acessos mensais isso é o quanto você pode ganhar em visibilidade. Para mais informações meu contato no e-mail: jerbialdo@hotmail.com ou no telefone (11)987 603 789
    vejam alguns blogs e sites que já são meus parceiros http://enderecodaciencia.blogspot.com.br/p/parceiros.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Gostei da ideia. Estou começado e com bem pouco tempo para postar coisas, mas vamos lá. Já fiz uma tentativa de manter um Blog mas a falta de tempo é sempre um fator que atrapalha.
      Quanto aos banners parceiros, gostei da idéia, mas não sei muito bem como fazer isso. Te escreverei um e-mail para ver os detalhes.

      Excluir
  3. Oi, Leo. Só para avisar que o pessoal do USP está traduzindo o 'Understanding Evolution' [http://www.ib.usp.br/evosite/] ainda que não tenham chegado nos evogramas, que, por sinal, eu mesmo já havia tentado contato com o pessoal da Berkley para traduzir, mas jamais me responderam.

    Aproveito para divulgar o evolucionismo.org e o nosso tumblr [http://pergunte.evolucionismo.org/] e página do FB [http://www.facebook.com/evolucionismo]. Se quiser colaborar em nosso site e comunidade, sinta-se a vontade.

    Grande abraço,

    Rodrigo Véras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Véras.

      Não conhecia seu lado divulgador. apesar que você foi quem mais me incentivou a ler livros das diferentes áreas da biologia e, principalmente, livros que incentivam um pensamento crítico. Como respondi a outros, eu quero colaborar sim, mas a falta de tempo tem pegado bastante. Mas tentaremos.

      Abraços

      Excluir