A ciência como uma vela no escuro (Carl Sagan)

Nos séculos 18 e 19, as mentes de brilhantes pessoas transformaram o mundo que conhecemos. O mundo saia do antropocentrismo e misticismo para iniciar uma nova era baseada no método científico. O antropocentrismo recebeu três derradeiros golpes, o primeiro dado por Newton (que provou que não estamos no centro do universo), o segundo dado por Darwin (que provou que não somo criados por Deus e que somos como qualquer outro animal) e o último dado por Freud (que desmascarou nosso egocentrismo). Mesmo assim, muitos humanos preferem negar a ciência, os fatos e o método científico, para se agarrar ao misticismo, pseudociência e a fé religiosa. Este blog tem como objetivo, divulgar a ciência, falar sobre ateísmo e religião e instigar o senso crítico. Aqui a ciência será colocada como uma vela que foi acesa com o objetivo de afastar a escuridão.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Darwin em Prosa de Cordel

Estava eu andando pela Feira de São Cristóvão (Rio de Janeiro) quando me deparo com uma banca de literatura em cordel nos quais diversos dos folhetins lidavam com o tema científico. Pitágoras, Newton, Kepler e, entre tantos outros, Darwin. 

Comprei todos, que eram 5 ao todo, para distribuir para amigos e colegas. Todos eles eram iguais, intitulados: Darwin, Naturalista Maior, por Gonçalo Ferreira da Silva. Li e achei o máximo! Uma beleza, bem escrito e, acima de tudo, corretíssimo. Segue um trecho do texto


"Tendo como base estudo
de todos os seres vivos
nos momentos mais dramáticos
dos ciclos evolutivos
os livros de Darwin foram
por certo os mais conclusivos

Ao cabo de muito estudo,
de atenta observação,
de perguntas que causavam
profunda inquietação
estava estabelecida
a lei da evolução"








A surpresa maior é encontrar uma obra de divulgação científica,em um formato incomum e em um local tão improvável. Estou entrando em contato com a Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) para verificar a possibilidade de distribuição livre do texto completo. Porque uma forma tão linda de divulgação não deveria ficar tão escondida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário